Ao iniciar o clareamento, é importante salientar que alguns hábitos que levaram ao manchamento dos dentes devem ser corrigidos ou, de alguma forma, contornados. Bebidas com alto teor de pigmentação como chás, cafés e refrigerantes à base de cola, vinho tinto e alimentos com corantes fortes devem ser suspensos ou evitados durante todo o tratamento. …
O período de uso das moldeiras pode variar de duas a três semanas, podendo se estender em casos específicos. A ideia de que o tempo de contato entre a superfície do dente e o gel é proporcional ao grau de clareamento não é inteiramente verdadeira. Embora quanto mais tempo o gel estiver presente, melhores são …
Os géis de clareamento dentário são basicamente compostos pelo peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. O peróxido de carbamida pode apresentar-se numa concentração de 10%, 16% e 22%, enquanto que o peróxido de hidrogênio apresenta-se nas concentrações de 6% a 38%. Quanto maior a concentração do peróxido, mais rápido é o efeito do clareamento. …
Diversos estudos e a literatura recente demonstram que as formulações atuais do peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio não provocam alterações significativas às estruturas dos dentes. Porém é de grande importância seguir as orientações e prescrições passadas pelo dentista, evitando-se outros danos.
Em alguns casos, o clareamento dentário pode levar a um aumento da sensibilidade do dente em meio a mudanças de temperatura. O uso da moldeira, alternando entre um dia e outro, um espaçamento maior entre aplicações no consultório, e a aplicação de nitrato de potássio ou flúor levam a uma melhora da sensibilidade dentária. Em …
Os bochechos que têm a expressão whitening (branqueamento) na embalagem não agem da mesma forma que os géis de clareamento. Como as pastas e cremes dentais, esses bochechos removem a camada superficial de sujeira do esmalte, dessa forma não há clareamento dentário.
Os dentifrícios removem manchas da superfície do esmalte por meio de uma suave abrasão, pois eles não mudam a cor do esmalte. Os cremes dentais que têm a expressão whitening (branqueamento) na embalagem não têm o mesmo mecanismo de ação que os clareamentos de consultório e caseiro. Eles contêm partículas abrasivas que removem a camada superficial do …
O consumo de alimentos e bebidas que contenham corantes, além de chá e café, pode provocar a mudança de cor dos dentes e está relacionado às manchas extrínsecas. O tabaco não só é prejudicial, mas causa a descoloração e manchamento dos dentes. A deficiência na higiene bucal, que resulta em um acúmulo de placa bacteriana …
É importante entender que o clareamento dentário não é permanente e que algum retoque periódico será necessário para manter os resultados alcançados. Em média, os dentes permanecem brancos de nove meses a um ano após o clareamento dentário, mas isso pode variar de caso em caso. Dentes podem ser mantidos mais brancos quando são evitados …
O clareamento dentário funciona apenas em dentes naturais. Coroas ou facetas de porcelana e restaurações em resina não mudam de cor através do clareamento dentário.